Dicas sobre Decalques

Divulgamos aqui as perguntas e as respostas a questionamentos frequentemente feitos pelos nossos clientes. Se você tiver alguma dica sobre o assunto, sinta-se à vontade para nos contatar.(decais.do.carlao@gmail.com )


Decalques ficam "velhos"?

Não aconselhamos estocar decalques para uso futuro.  Deixe para adquiri-los quando for usá-los.
Os decalques,  depois de algum tempo,  ficam amarelados e, o que é pior, ficam quebradiços.  O verniz do filme do decalque,  com o passar do tempo,  tor- na-se ressecado e quebra quando vamos aplicá-los, muitas vezes inviabilizando a sua utilização.
Se tiver que estoca-los, mantenha suas folhas dentro do plástico e em lugar fresco, para minimizar o ressecamento.


Aplicando Decalques.

A aderência do decalque é ótima em superfícies brilhantes,  mas,  se a su- perfície for fosca,  teremos que aplicar uma demão de verniz brilhante incolor no local onde será aplicado o decalque.   O verniz pode ser aplicado com pincel ou aerógrafo.   Deixe secar bem antes de aplicar o decalque,  pois senão corre o risco dele aderir enquanto estiver sendo posicionado.
Deixe o filme do decalque começar a soltar em um pires com água limpa.  Se o decalque for muito pequeno, coloque umas gotas de água próximo ao local de aplicação no modelo e aí espere que o filme solte do papel base. Quando isso acontecer posicione-o no local corretamente usando um palito de dentes. Use um cotonete para ir secando a água.  À proporção que isso acontece, o decalque vai perdendo a mobilidade.   Se precisar reposicionar , coloque mais algumas gotas de   água  e tente de novo.   Em locais  irregulares e para esconder as bordas do filme ,  pode-se utilizar produtos que amolecem o decalque, por exemplo :   Solvaset,  Micro-Set rótulo vermelho ou o Mark Softer (nacional), dentre outros. Aplique uma pequena quantidade destes produtos nas bordas do filme.  
Depois de completamente seco, deve-se aplicar uma demão de verniz bri-lhante, com pincel ou preferencialmente com aerógrafo.  O   verniz   vai esconder as bordas do filme, tornando-as invisíveis e protegendo o decalque.
Só depois do  decalque selado   com verniz brilhante aplique, se desejar, o verniz fosco ou acetinado,   dependendo do acabamento desejado.


Como remover Decalques.

Os decalques podem ser removidos de um modelo desde que não se tenha aplicado algum  produto para acabamento  ( se o modelo  já tiver algum verniz a- plicado você terá que remover a pintura de todo o modelo.)
Se os decalques não tiverem nenhum revestimento (verniz), podemos tentar retirá-los. Com a superfície do decalque a ser removido na horizontal, coloque um chumaço  de  algodão  embebido  em  água encima dele.  Se a água começar a evaporar,  aplique mais.  Após, aproximadamente 30 minutos, friccione delicada- mente o decalque.  Ele deve estar solto o bastante para ser removído.
Aplicar uma fita adesiva ao decalque pode ajudar a retirá-lo. Depois de friccionar a fita adesiva encima dele, levante-a em um ângulo reto.  Isto é o oposto do que você faz para retirar a máscara de pintura ( isolamento ). Ou seja,   não dobre a fita adesiva sobre si mesma,  mas levante-a perpendicularmente ao modelo.  Com sorte, o restante do decalque se desprenderá.


 




Decalques do Carlão
Belo Horizonte - Minas Gerais
E-mail:decais.do.carlao@gmail.com
Celular: (31) 8769-4996