Dicas sobre Decalques

Divulgamos aqui as perguntas e as respostas a questionamentos frequentemente feitos pelos nossos clientes. Se você tiver alguma dica sobre o assunto, sinta-se à vontade para nos contatar.(decais_do_carlao@yahoo.com.br )


Decalques ficam "velhos"?

Não aconselhamos estocar decalques para uso futuro.  Deixe para adquiri-los quando for usá-los.
Os decalques,  depois de algum tempo,  ficam amarelados e, o que é pior, ficam quebradiços.  O verniz do filme do decalque,  com o passar do tempo,  tor- na-se ressecado e quebra quando vamos aplicá-los, muitas vezes inviabilizando a sua utilização.
Se tiver que estoca-los, mantenha suas folhas dentro do plástico e em lugar fresco, para minimizar o ressecamento.


Aplicando Decalques.

A aderência do decalque é ótima em superfícies brilhantes,  mas,  se a su- perfície for fosca,  teremos que aplicar uma demão de verniz brilhante incolor no local onde será aplicado o decalque.   O verniz pode ser aplicado com pincel ou aerógrafo.   Deixe secar bem antes de aplicar o decalque,  pois senão corre o risco dele aderir enquanto estiver sendo posicionado.
Deixe o filme do decalque começar a soltar em um pires com água limpa.  Se o decalque for muito pequeno, coloque umas gotas de água próximo ao local de aplicação no modelo e aí espere que o filme solte do papel base. Quando isso acontecer posicione-o no local corretamente usando um palito de dentes. Use um cotonete para ir secando a água.  À proporção que isso acontece, o decalque vai perdendo a mobilidade.   Se precisar reposicionar , coloque mais algumas gotas de   água  e tente de novo.   Em locais  irregulares e para esconder as bordas do filme ,  pode-se utilizar produtos que amolecem o decalque, por exemplo :   Solvaset,  Micro-Set rótulo vermelho ou o Mark Softer (nacional), dentre outros. Aplique uma pequena quantidade destes produtos nas bordas do filme.  
Depois de completamente seco, deve-se aplicar uma demão de verniz bri-lhante, com pincel ou preferencialmente com aerógrafo.  O   verniz   vai esconder as bordas do filme, tornando-as invisíveis e protegendo o decalque.
Só depois do  decalque selado   com verniz brilhante aplique, se desejar, o verniz fosco ou acetinado,   dependendo do acabamento desejado.


Como remover Decalques.

Os decalques podem ser removidos de um modelo desde que não se tenha aplicado algum  produto para acabamento  ( se o modelo  já tiver algum verniz a- plicado você terá que remover a pintura de todo o modelo.)
Se os decalques não tiverem nenhum revestimento (verniz), podemos tentar retirá-los. Com a superfície do decalque a ser removido na horizontal, coloque um chumaço  de  algodão  embebido  em  água encima dele.  Se a água começar a evaporar,  aplique mais.  Após, aproximadamente 30 minutos, friccione delicada- mente o decalque.  Ele deve estar solto o bastante para ser removído.
Aplicar uma fita adesiva ao decalque pode ajudar a retirá-lo. Depois de friccionar a fita adesiva encima dele, levante-a em um ângulo reto.  Isto é o oposto do que você faz para retirar a máscara de pintura ( isolamento ). Ou seja,   não dobre a fita adesiva sobre si mesma,  mas levante-a perpendicularmente ao modelo.  Com sorte, o restante do decalque se desprenderá.



Eu tenho um modelo que gostaria de renumerar.   Porque os ‛‛Decalques do Carlão’’ não são iguais às inscrições existentes originalmente no modelo?

Nós  nos esforçamos  na  elaboração  da  arte-final dos nossos decalques, a fim de torná-los mais exatos quanto possível.  Infelizmente, muitos modelos pin- tados de fabrica  não são exatos.  Ocorrem discrepâncias de tamanho, tipologia  e  cores entre as inscrições dos modelos comerciais e os protótipos.  Isso é de- vido ao fato de que estes fabricantes  empregam,  frequentemente,  artistas  não familiarizados com as tipologias específicas usadas pelas ferrovias ao longo dos anos ( frequentemente  escolhem uma tipologia disponível que seja parecida, ao invés de redesenhá-la ).   Por outro lado,  as tonalidades  das cores são,  muitas vezes, determinadas através de fotos cujas cores não são precisas.
A bem da verdade, entretanto, deve-se notar que alguns modelos atuais re- produzem estas inscrições e logotipos notavelmente bem.
 




Decalques do Carlão
Belo Horizonte - Minas Gerais
E-mail:decais.do.carlao@gmail.com
Celular: (31) 8769-4996