Quem somos


Começamos a fazer as primeiras experiências na fabricação de decalques usando papeis especais importados dos  Estados  Unidos  e  impressos  em impressoras laser.  Naquela época, nos inspiramos nos trabalhos do Paulo Vinicius W. Radtke e do Milton Ribeiro.
Os primeiros decalques fabricados,  para uso próprio, eram da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que é uma boa aplicação para  decalques impressos a laser.
Incentivado pelos ferreomodelistas  Rogério Salomão Andrade, Alexandre Gonçalves Almeida,  Gilser Silva  e  pela necessidade de decalques  brancos  e amarelos, resolvemos empregar a técnica de  Serigrafia (silkscreen) na fabricação dos nossos decalques.
Os próximos passos foram a substituição do papel importado por nacional e a implementação de um laboratório de serigrafia.  Hoje a nossa matéria prima  é 100% nacional.
O uso de Microcomputadores, Softwares gráficos, Impressoras laser e jato de tinta confere maior  precisão e qualidade à arte final ao mesmo tempo em que agiliza e facilita a sua execução. Vale ressaltar o trabalho pioneiro do Luiz Bellotto, Alberto H. Del Bianco e Fábio Dardes (in memoriam), que,  quando ainda não dispúnhamos destas ferramentas eletrônicas, desenhavam suas artes com canetas nanquim e as reduziam fotograficamente até a escala HO. Apesar de todas essas dificuldades, conseguiram produzir a famosa linha de decalques LAF.
Mais uma vez, incentivado pelos amigos ferreomodelistas e a exemplo do Marcos Zeituni e Alcides Freitas da FZ Decais e do Ricardo Pinto da Rocha e Eduardo Pinto da Rocha da Pinto Family, decidimos criar em 01/03/2006 a “Decalques do Carlão”, que apresentamos nesta "Home Page".
Nossa proposta é, através de um hobby, disponibilizar decalques destinados a modeslimo ferroviário, visando sempre a maior fidelidade ao protótipo e a melhor qualidade do decalque, dentro das nossas limitações técnicas.
Enfim, quero agradecer às pessoas acima citadas e às outras que, direta ou indiretamente, contribuíram para a criação da Decalques do Carlão. 


Colaboradores

Alberto Henrique Del Bianco
Alexandre Fressato
Alexandre G. Almeida
Antônio César S. Sacco
Bo-Lennart Liljeberg
Eric Mantuan C. de Camargo
Fábio Dardes (in memorian)
Flávio R. Cavalcanti
Hélio dos Santos P. Junior
Ismael Gryzinski
João Bosco Setti
José Agenor Ferreira
José Emilio H. Buzelin
José Rodrigues
Júlio César de Medeiros
Luciano J. Pavloski
Luiz Carlos Bellotto
Manoel Marcos Monachesi
Marcelo Lordeiro
Mateus Rodrigues
Milton Ribeiro
Paulo Maurício C. Furtado Rosa
Paulo Roberto "Cerezzo" de Oliveira
Paulo Sotelo Calvo
Rogério Cordeiro
Thomas Corrêa

Criado em 28/02/2006




Decalques do Carlão
Belo Horizonte - Minas Gerais
E-mail:decais.do.carlao@gmail.com
Celular / WhatsApp: (31) 98769-4996